Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2017

MOMENTOS NA AULA DO PROFESSOR JOEL

Imagem

CONSTRUÇÃO DA MARIPOSA EM GRUPO

Imagem

CONSTRUÇÃO DA MARIPOSA INDIVIDUAL

Imagem

MATEMÁTICA E ESPAÇO. PROF. JOEL

Imagem

Visita ao colégio Estadual Alcides David

               Optamos pelo Colégio Alcides David na cidade de Itapitanga, preparamos a apresentação com atecedência com a criação dos slides, chegando la fomos bem recebidos pela diretora da escola que por sinal estava muito empolgada com nossa divulgação. Os participantes ; alunos e professores a principio ouviram com atenção e pacientes,mas quando começamos a mencionar os atrativos da UFSB logo começou uma chuva de pergunta que estava previsto para o final, nos adaptamos ao momentos e respondemos com clareza e objetividade, algo que despertou muito o interesse dos convidados.achei tudo muito proveitoso, a presentação com slides e todo nosso esforço e dedicação para divulgar de melhor maneira possível a nossa universidade, mas particularmente a hora do bate papo foi um pouco mais proveitosa terminando de esclarecer algumas dúvidas que ainda existia, principalmente porque nesse momento a palavra foi dada de formais mais elevada ao público, tornando o momento mais leve e descontraído p

Anísio Teixeira, um grande empreendedor na educação do Brasil

             O compromisso de Anísio com a educação era notório e começou logo diante de sua atuação como educador,  ele percebeu que na década de 20, o ensino brasileiro se caracterizava como uma educação de elite voltada para os ricos, sendo assim no ensino gratuito as oportunidades eram reduzidas e com poucas vagas, isso contribuía para o baixo percentual de matrícula e também o analfabetismo. através dessa situação, Teixeira começou a agir inspirado pelo filósofo  e padagogo norte-americano John Dewey. A implantação de diversas escolas públicas em todo território nacional,além disso ele convoca a sociedade a participar e de se comprometer com a construção de uma nova escola com a proposta de formação do homem todo e  de todo homem  e sobre a " Educação não é um privilégio, Anísio deu uma lição porque ele trabalhou em prol da educação deixando grande herança e grande legado porque foi o homem que foi além das palavras, tranformou-as  em ações pois lutava pelo povo brasileiro co

Paulo Freire e o ensino superior

           Paulo freire trouxe para o ensino superior mas principalmente ao modelo da UFSB uma nova cultura política-pedagógica, que vai em busca do diálogo entre o conhecimento científico e o saber popular. essa metodologia  incentiva o aprendizado em conjunto, porque no seu ponto de vista a missão do professor é possibilitar a criação ou produção de conhecimento e também ele criticava a ideia de que ensinar é transmitir saber. além disso tinha uma grande preocupação de não formar alunos que dominassem apenas um tipo de curso e sim tivessem uma visão global e de conhecimento. Sendo assim abriria uma grande possibilidade dos alunos de estar mais capacitados para a vida fora da universidade, e essa situação esta mais viva do que nunca no modelo que segue a UFSB.

MODELO PRLURIVERSITÁRIO

              O conhecimento pluriversitário dentre tantas contribuições, pode trazer um diálogo ou confronto com outros tipos de conhecimento, o que o torna diferente e mais adequado a ser produzido em sistemas abertos. A UFSB  possui um sistema completamente eficaz, pois não se restringe a uma área específica e tem a proposta de fazer de seus alunos profissionais que através do contexto pruriversitário possam vir a abranger um campo muito maior que o tradicional.

INÍCIO DAS UNIVERSIDADES

     Sobre as universidades, aprendemos que elas surgiram a partir de 1150 na Europa e eram ligadas a Igreja Católica, o curioso era que até  mesmo os analfabetos participavam das atividades, outros ingressavam porque isso proporcionava inserção politica e cultural na sociedade. Já na Universidade Medieval percebi  que a parte triste era a exclusão das mulheres e também das pessoas que pertenciam à classes menos favorecidas para ingressarem. Por outo lado a  Universidade Medieval começou a formar profissionais que chegaram para colocar em cheque o domínio que a igreja católica exercia sobre as pessoas na forma de passar o conhecimento.